sexta-feira, agosto 29, 2025
Home DestaqueCâmara de Sorocaba vota projeto que institui uso medicinal da cannabis no município

Câmara de Sorocaba vota projeto que institui uso medicinal da cannabis no município

by redação
0 comments

A Câmara Municipal de Sorocaba realiza uma sessão extraordinária nesta segunda-feira (17), a partir das 11h, para votar oito projetos. Entre eles, está o que institui a Política Municipal de Uso de Cannabis para Fins Medicinais (PMUCFM), de autoria do vereador Fábio Simoa (Republicanos). A proposta é a sexta da ordem do dia.

O projeto, que tramita há três anos, tem como objetivo ampliar o acesso à saúde e a tratamentos com derivados de cannabis para pacientes com epilepsia, transtorno do espectro autista, esclerose múltipla, Alzheimer, fibromialgia, entre outras condições médicas. A iniciativa também prevê a promoção de formas sustentáveis e acessíveis de produção e distribuição desses medicamentos.

Na última sessão ordinária, realizada na quinta-feira (12), a proposta chegou a ser incluída na pauta, mas foi retirada após a apresentação de uma emenda pelo vereador Rafael Militão (Republicanos). O texto passou por nova análise jurídica. A retirada da votação causou protestos de mães atípicas e pacientes que acompanhavam a sessão.

A proposta já havia recebido outras emendas durante sua tramitação, inclusive do ex-vereador Vinícius Aith, atualmente secretário municipal de Inclusão e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A expectativa é de que mães, familiares e pacientes estejam presentes na sessão desta segunda para acompanhar a votação.

banner

Além da PMUCFM, serão votadas outras sete matérias. Quatro delas são de autoria do Executivo. Entre os destaques está o projeto que altera a Lei nº 5.271/1996, sobre a estrutura dos cemitérios municipais. A proposta regulamenta os serviços de cremação, tanto de humanos quanto de animais, e permite a instalação de estruturas verticais, como columbários, em cemitérios-parque ou jardim. O texto também revoga a exigência de área verde mínima de 20 mil m².

Outro projeto do Executivo prevê a anulação de R$ 4 milhões em dotações da Câmara para abertura de crédito suplementar voltado ao sistema viário e política urbana. Também será votada uma proposta de permuta de imóvel municipal com bem particular, onde funcionará um novo equipamento para atendimento à população em situação de rua.

Ainda na pauta, a Câmara vota o Plano Municipal da Pessoa Idosa para o período de 2025 a 2028, formulado a partir de discussões com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

Entre as matérias dos parlamentares, será apreciado o projeto de Cláudio Sorocaba (PSD), que institui a Política Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, e o de Caio Oliveira (Republicanos), que propõe medidas para ampliar vagas em creches municipais por meio de convênios e locação de imóveis. Fechando a sessão, será votado o projeto de Fausto Peres (Podemos), que cria o selo “Empresa Amiga do Motoboy”, a ser concedido a empresas que valorizem esses profissionais.

You may also like